segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

1º DE DEZEMBRO DIA MUNDIAL DE COMBATE A AIDS

Quem se lembra deste dia como um dia especial? ah poucas pessoas, a maioria lembra-se apenas como mais um dia, mais um 1º de dezembro, mas hoje é o dia INTERNACIONAL DA AIDS, dia importante para se rever o que se tem feito por nossos irmãos portadores do virus HIV, apesar que essa reflexão tem que ser feita todos os dias. O tratamento ainda não existe,a vacina também não, mas o tratamento para o prolongamento da vida material dos portadores do soro positivo esse sim existe, e é obrigação fraterna e moral de cada profissional de saúde ou não rever seus conceitos quanto a atenção aos nossos irmãos que por um desastre qualquer incorreu nessa contra mão, fato que poderia ser comigo, com você, com algum de nossos filhos, um familiar qualquer, ou um ente querido de nosso covivio social ou não, mas apenas querido. As vezes olhamos as pessoas apenas como uma pessoa qualquer e nos esquecemos de que ali está um filho de DEUS, nosso irmão, não interessa a forma nem o porquê nem como ele foi infectado, sabe-se apenas que ele sofre com o HIV ou até mesmo já esteja doente de AIDS. E eu, e você? o que temos feito por essas pessoas? elas tem pai, mãe, filhos, esposa, esposo, namorado, namorada, elas existem, são filhas do nosso Pai eterno, mas quando oramos a oração do Pai Nosso, falamos PAI NOSSO, pois foi assim que nosso irmão maior e mestre JESUS nos ensinou e não pai meu. E o meu, o teu, o nosso preconceito de que tamanho está? diminuio de tamanho? ou o nosso orgulho, nosso egoísmo tem nos afastado desses nossos irmãos? Você sabia que a maior arma do ser humano é o despreso pelo outro, neste caso pelo seu irmão da parte do antropomorfismo, nos afastamos deles pelo medo causado pela falta de esclarecimento, pela vergonha de dizer "eu não sei, me mostre, me ensine, me esclareça". O Preconceito mata mais do que o HIV/AIDS, ele nos distancia dos nossos irmãos. Se você tem dúvidas sobre HIV/AIDS, procure uma unidade de saúde mais próxima de você, fale com um profissional de saúde, com um educador do SUS, coverse sobre prevenção com seus filhos e ajude a quebrar o tabú da ignorancia que assola todos nós. Pense no que disse JESUS quando indagado, Senhor qual o maior mandamento da lei? e o Mestre em sua sabedoria respondeu: AMA AO SENHOR TEU DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E AO TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO, AI ESTÁ TODA LEI E OS PROFETAS.

Nenhum comentário: